Este guia definitivo reúne as melhores dicas para começar a aprender o V-Ray do zero ou aperfeiçoar seus conhecimentos

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Você já ouviu falar de PBR? Talvez essa seja a primeira vez que você lê um artigo sobre ele, mas o fato é que essa é a palavra chave de 2018.

PBR é a sigla para Physically Based Rendering ou em tradução livre Render baseado na física correta, essa é a forma correta de criar materiais mais realistas e que vem tornando-se tendência em vários softwares.

Eu conheci o PBR depois de começar a estudar o Blender, software para modelagem 3D, muito similar ao 3DS Max, só que gratuito, porém o conceito já vinha sendo difundido em softwares como o Marmoset Toolbag e Unreal Engine. Desde o final de 2015 eu comecei a aplicar a teoria e criei um video sobre a criação de materiais realistas no V-Ray usando BRDF, veja o video aqui.

Este tipo de material é o que mais se aproxima da realidade e é bastante diferente dos métodos tradicionais de criação de materiais que é ensinado quando usamos o V-Ray e  ainda hoje muita gente não usa materiais BRDF por achar difícil.

A primeira coisa que você precisa saber, ao criar o material PBR, é que vamos precisar gerar mapas de reflexo, glossiness, normal e etc. Estes mapas podem ser da textura que usarmos para representar o material no canal Diffuse ou de forma procedural.

Para ajudar a compreender um pouco mais como funciona o PBR, assista esta aula abaixo, que é a reprise de um evento ao vivo que realizei no inicio de dezembro deste ano, que foi um dos maiores que já fiz sobre o assunto:

Como você deve ter visto no video, a criação de materiais vai além da aplicação de texturas no diffuse e hoje nossos alunos do Curso Completo Mastering V-Ray for SketchUp já não usam mais o que chamamos de "diffuse" pois existem mapas muito mais realistas para criarmos materiais no V-Ray.

Você pode baixar algumas texturas em PBR nestes links:

➜ Poliigon: https://www.poliigon.com/search/recent/narrow/list/marble
➜ Texturas PBR Free: https://freepbr.com/
➜ Shaders Design: http://shadersdesign.com

Se você gostou ou ficou com dúvidas deste conteúdo deixe seu cometário abaixo.

E para aprender mais sobre como usar os materiais usando BRDF e PBR assista essa duas séries de videos:

Desafio 60 Materiais em 60 dias V-Ray 2.0

Desafio 60 Materiais em 60 dias V-Ray 3.4

Forte abraço.

Este guia definitivo reúne as melhores dicas para começar a aprender o V-Ray do zero ou aperfeiçoar seus conhecimentos

SIGA O MASTERTUTS NO FACEBOOK

E receba dicas exclusivas sobre renderização, modelagem 3D e muito mais.

Henrique Barros

Arquiteto Urbanista especialista em ensino de softwares CAD e Instrutor Licenciado do V-Ray para SketchUp.  É criador do canal Mastertuts, um dos maiores do Brasil em ensino de softwares para arquitetura com milhares de visualizações no YouTube. Acredita que o conhecimento deve se levado a diante e que todos podem aprender.

Newsletter Mastertuts

Quer receber nosso conteúdo Gratuito em Primeira mão? Cadastre-se na nossa Newsletter :)

Copyright © 2017, todos os direitos reservados.