Este guia definitivo reúne as melhores dicas para começar a aprender o V-Ray do zero ou aperfeiçoar seus conhecimentos

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

A modelagem no SketchUp exige muito atenção para que o modelo não apresente problemas nas próximas etapas de render e publicação e dos erros comuns é não inverter faces.

O fato de ter faces invertidas no SketchUp não prejudica em nada a visualização do modelo, salvo algumas vezes o efeito de transparência que não fica visível devido a Back Face não está pintada. Porém, quando trabalhamos em outros programas, como por exemplo o V-Ray e o Lumion, as faces invertidas acabam prejudicando o render, com problemas nos materiais e faces transparentes.

Podemos evitar muitos transtornos se tomamos medidas simples e durante a modelagem ficarmos atentos a direção das faces, não apenas do que modelamos como também dos componentes que baixamos do Armazém 3D

Assista ao video e veja mais dicas logo abaixo:

Podemos mudar a cor da Back face pois como vimos na aula é levemente Azulada e essa cor as vezes confunde um pouco durante a visualização do objeto no SketchUp, por que dependendo do ângulo, ela pode ficar mais clara ou mais escura e também sombreada.

Eu particularmente nunca mudei essas configurações e não recomendo aos meus alunos, por que quando estamos acostumados com uma interface personalizada por nós, com cores de seleção diferentes, faces com outras cores, etc acabamos ficando meio perdidos quando precisamos usar um computador diferente e leva tempo para reconfigurar ao nosso gosto e muitas vezes não será possível fazê-lo.

Quando trabalhamos com modelos mais complexos essa tarefa de inverter faces manualmente torna-se muito complica. Arquivos vindo do AutoCAD 3D, ou em formato 3DS, FBX, geralmente apresentam esse problemas e para corrigir dá um trabalho muito grande.

Se você teve a sorte de nunca passar por isso, recomendo que baixe este Plugin Gratuito para não perder mais tempo corrigindo faces invertidas.

Download: Plugin Reverse Back Face

Essa é uma dica Master para quem quer aprender a melhorar cada vez mais suas modelagem de projetos usando essa incrível ferramenta.

Bons estudos!

Este guia definitivo reúne as melhores dicas para começar a aprender o V-Ray do zero ou aperfeiçoar seus conhecimentos

SIGA O MASTERTUTS NO FACEBOOK

E receba dicas exclusivas sobre renderização, modelagem 3D e muito mais.

Henrique Barros

Arquiteto Urbanista especialista em ensino de softwares CAD e Instrutor Licenciado do V-Ray para SketchUp.  É criador do canal Mastertuts, um dos maiores do Brasil em ensino de softwares para arquitetura com milhares de visualizações no YouTube. Acredita que o conhecimento deve se levado a diante e que todos podem aprender.

Newsletter Mastertuts

Receba Conteúdos Exclusivos! Cadastre-se na nossa Newsletter

Copyright © 2017, todos os direitos reservados.