Este guia definitivo reúne as melhores dicas para começar a aprender o V-Ray do zero ou aperfeiçoar seus conhecimentos

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

Parece que quem começa a usar o SketchUp faz sempre igual. E na época que comecei a usar muita gente não sabia exportar no Sketchup e a prática mais comum para ter uma imagem era dar um "print" na tela. Pode ter certeza ainda tem gente fazendo isso.

Podemos pensar que é mais difícil de acontecer, já que temos tantos videos na internet ensinando a usar o programa, sempre com aquele discurso que o SketchUp é fácil. Eu comecei esses videos após uma conversar com o grupo Masterclass, que faço parte, junto com a Diana Magalhães, o Fernando Padão e a Lígia Finotti. E foi ai que pensei em criar videos com estes erros tão comuns que são cometidos principalmente pelos iniciantes.

Na aula de hoje explico como salvar corretamente uma imagem no SketchUp.

Perceba que a ideia aqui não é apenas exportar a imagem mas saber principalmente qual formato devemos escolher para cada tipo de mídia ou uso.

Por exemplo, se você vai salvar uma imagem de preview para ver na tela do computador é interessante ela ter uma qualidade média/ alta, já se vai mandar por e-mail considere reduzir a qualidade da imagem para carregar mais rápido.

Claro que isso depende da etapa do projeto também, para uma imagem final o ideal é ter alta resolução para que possamos imprimir e ver mais detalhes. E não esqueça no SketchUp também renderizamos.

Mas como assim...renderizamos?

O processo de renderização não acontece exclusivamente com o V-Ray.  Segundo o Wikipédia:

"Renderização é o processo pelo qual se obtém o produto final de um processamento digital qualquer. Este processo aplica-se essencialmente em programas de modelagem 2D e 3D (3ds Max, Maya, CINEMA 4D, Blender, Adobe Photoshop, Gimp, Corel PhotoPaint, etc.), bem como áudio (Cubase, Ableton Live, Logic Pro, etc) e vídeo (Adobe Premiere, Sony Vegas, Pinnacle Studio etc)."
Renderização. In: Wikipédia. Disponível em:. https://pt.wikipedia.org/wiki/Renderiza%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 14/11/2017.

Então o que chamamos de renderização é muito mais genérico e devemos compreender a diferença entre fotorealismo e NPR. Mas isso é assunto para uma próxima aula.

Este guia definitivo reúne as melhores dicas para começar a aprender o V-Ray do zero ou aperfeiçoar seus conhecimentos

SIGA O MASTERTUTS NO FACEBOOK

E receba dicas exclusivas sobre renderização, modelagem 3D e muito mais.

Henrique Barros

Arquiteto Urbanista especialista em ensino de softwares CAD e Instrutor Licenciado do V-Ray para SketchUp.  É criador do canal Mastertuts, um dos maiores do Brasil em ensino de softwares para arquitetura com milhares de visualizações no YouTube. Acredita que o conhecimento deve se levado a diante e que todos podem aprender.

Newsletter Mastertuts

Receba Conteúdos Exclusivos! Cadastre-se na nossa Newsletter

Copyright © 2017, todos os direitos reservados.