Este guia definitivo reúne as melhores dicas para começar a aprender o V-Ray do zero ou aperfeiçoar seus conhecimentos

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE

As técnicas de iluminação no V-Ray podem ser bastante distintas, mas alguns elementos não podem ficar de fora quando falamos de fotorealismo.

A luz natural no V-Ray é gerada por um mapa procedural criado para simular corretamente o efeito físico da luz, embora a liberdade poética do artista muitas vezes leve a acreditar que alterar a intensidade do mapeamento Sun Sky é correto, essa prática deve ser evitada.

Mas então como conseguir uma boa iluminação?

Nesta video aula, que fez parte do nosso 2º Minicurso V-Ray para SketchUp, que aconteceu em agosto de 2016, passei dicas muito importantes para formar o conceito de iluminação no V-Ray 2.0.

Uma dúvida muito comum é sobre: Retângulo de luz usar ou não usar?

A ferramenta retângulo de luz, não deve ser usada para simular luz natural. O seu recursos são completamente diferentes da luz do sol e acaba gerando um efeito fake. Podemos ver centenas de imagens usando essa técnica, inclusive eu também usei quando está iniciando com o V-Ray.

Para conseguir efeitos similares da luz ambiente, podemos usar diversos meios como por exemplo mapas hdri. Mas o retângulo de luz vai ter seu papel para compensar as limitações do Render, como por exemplo o uso do Portal Light que explico também a usar nessa aula.

Para acompanhar passo a passo, aqui está o link para baixar o arquivo desta aula: Clique aqui!

E para complementar a iluminação, mostro uma das técnicas que ensino no Curso Mastering V-Ray for SketchUp, para criar o balanço final da luz através de um conceito da fotografia profissional, o chamado Bank Light ou Soft Light.

Essa técnica ajuda a criar volume nos objetos para compensar as áreas de sombreamento que são geradas pela luz difusa. É importante saber que essa luz não pode competir com a luz principal da cena, que neste caso é a luz natural do sol.

Este guia definitivo reúne as melhores dicas para começar a aprender o V-Ray do zero ou aperfeiçoar seus conhecimentos

SIGA O MASTERTUTS NO FACEBOOK

E receba dicas exclusivas sobre renderização, modelagem 3D e muito mais.

Henrique Barros

Arquiteto Urbanista especialista em ensino de softwares CAD e Instrutor Licenciado do V-Ray para SketchUp.  É criador do canal Mastertuts, um dos maiores do Brasil em ensino de softwares para arquitetura com milhares de visualizações no YouTube. Acredita que o conhecimento deve se levado a diante e que todos podem aprender.

Newsletter Mastertuts

Receba Conteúdos Exclusivos! Cadastre-se na nossa Newsletter

Copyright © 2017, todos os direitos reservados.